9 de abril de 2009

= COPA 2014 : CBF SE CALA... CONSENTE ?

Assim que divulgado artigo no site 24horanews, blog do Zaviaky, dando conta da “confissão” de Ricardo Teixeira ao Ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal, cujo teor ratificava a escolha antecipada de Cuiabá-MT como subsede para a Copa de 2014, enviamos e-mail à CBF pedindo seu posicionamento a respeito.

Tomamos o cuidado de insistir no questionamento, pois não temos o interesse de comentar o assunto de forma infundada, inconseqüente.

Esta conduta foi muito bem esclarecida à CBF, nas 03 oportunidades em que fizemos contato.

Ao que parece somos ignorados, assim como não foi dada a mínima importância para a questão.

Fomos enfáticos ao evocar o ditado que diz “quem cala, consente”.

Estamos, portanto, perfeitamente habilitados para expor nossa interpretação e a preocupação que assola a população sulmatogrossense.

As notas de esclarecimento emitidas pela CBF em dias anteriores estão desprovidas de credibilidade quando afirmam que não há decisão tomada, que a escolha será exclusivamente técnica, que não haverão influencias políticas ou empresariais, que a prerrogativa é unicamente da FIFA.

A cada dia que passa, vemos sedimentadas as tendências de um jogo de cena feito para os 200.000 campograndenses no dia 03/02/2009, como se fossem fantoches involuntários do teatro armado, este, se efetivo, criminoso e desumano.

Aos atuais e futuros acadêmicos da Universidade Federal de MS, fica a mensagem de que não terão um futuro melhor em termos de qualificação, de estrutura, de avanço no conhecimento.

Para os administradores públicos da Capital, fica o desalento conseqüente da perda de uma oportunidade de reconhecimento pelo bom trabalho que fizeram ao longo de décadas.

Aos ecologistas e aos cidadãos conscientes da questão ambiental, o recado é que a importância do nosso habitat é relegada a segundo plano, prevalecendo o mercantilismo a qualquer custo, a propaganda enganosa e o desmando.

Para o povo brasileiro, está destinada uma mensagem distorcida, cujo significado confere a certeza de que podemos continuar conquistando benefícios tirando vantagem de outros, que vale a pena priorizar a individualidade porque algum evento milagroso resolverá, mais dia menos dia, mais décadas menos décadas, as necessidades coletivas. Vivamos como Macunaíma.

Pobre povo que serve apenas de enfeite no quintal para atrair negócios lucrativos em beneficio de terceiros, recebendo apenas um fingido e cínico “muito obrigado e parabéns”.

Não estou aqui fazendo apologia da catastrofe, mas planificando o cenário e o significado daquilo que poderá acontecer, tendo como indicativo o silêncio da CBF.

Pode parecer uma impertinência, uma prepotência de nossa parte, exigir da CBF uma resposta aos questionamentos que fizemos, mas na verdade não é assim.

O futebol é um produto, a Copa é um serviço e todos nós somos consumidores deste pacote, portanto temos legitimidade para exigir respeito, informações, explicações e tudo o mais que entendamos necessário, mesmo porque o consumo consciente é uma pratica louvável e uma quase obrigação de cada cidadão deste planeta.

Mesmo assim, ainda temos a esperança de que a noticia divulgada em Cuiabá-MT seja mentirosa, estamos confiantes na escolha de Campo Grande-MS como subsede Pantanal na Copa de 2014, baseados na lógica e na honesta avaliação de tudo o que envolve o processo.

Abaixo transcrevemos o teor dos e-mails enviados à CBF sobre a “confissão” de Ricardo Teixeira, todos sem resposta, infrutíferos pela ausência de mais uma nota de esclarecimento por parte da Confederação.

-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-

comunicacao@cbf.com.br

Em 26/03/2009
Prezados Senhores,

O que está acontecendo?
Existe uma denúncia feita por jornal e blog de Cuiabá-MT, muito grave.
A repercursão será devastadora !
Já há um outro artigo comentando a notícia inserida no jornal 24 horas News, amanhã haverão jornais de Campo Grande-MS publicando, e assim por diante.
É preciso que algo seja feito imediatamente.Leiam abaixo e pesquisem :
Estou reproduzindo o texto postado em http://dedoemriste.blogspot.com/2009/03/copa2014-alguem-e-mentiroso.htmlMas este post repercurte o maior problema de todos, aquele noticiado em Cuiabá conforme link colocado no conteudo
26 de Março de 2009
= COPA 2014 : ALGUÉM É MENTIROSO E CÍNICO
-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-

Em 30/03/2009

Prezados Senhores,

Até o presente momento, não constatei qualquer Nota de Esclarecimento sobre a veracidade da divulgada confissão (segundo a reportagem) do Sr. Ricardo Teixeira ao Ministro Gilmar Mendes, quando confirmou-lhe que Cuiabá-MT já está definida como subsede da Copa de 2014.
O silêncio significará a concordância com o teor do artigo que enviei anteriormente.
Será uma pena, pois o produto FUTEBOL perderá em credibilidade, as afirmações feitas pela CBF dando conta de que nada está definido, que é prerrogativa exclusiva da FIFA, poderão ser julgadas como mentirosas.
A bem do respeito à história da FIFA e por conseguinte da CBF, é necessário um esclarecimento ao povo de Mato Grosso do Sul.
Continuamos no aguardo saudações
-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-

Em 06/04/2009

Prezado Rodrigo Paiva,

Tendo em vista que não recebi qualquer informação sobre meu e-mail anterior, solicito que oriente-me quanto a forma que devo tratar o assunto do mesmo, até porque preciso conceder uma resposta adequada aos leitores de meus artigos, por um assunto já divulgado.
Caso não tenha tido conhecimento do assunto, transcrevo abaixo:http://www.24horasnews.com.br/blog/index.php?tipo=lista&data=2009-03-2626/03/2009
Blog do Zaviasky Teixeira define copa para Cuiabá
Advogado Francisval Mendes (sobrinho do Ministro)
Em audiência com o Ministro Gilmar Mendes, Ricardo Teixeira acaba de entregar o ouro mais uma vez:
"- É Ministro... Cuiabá será a sede da Copa... Foi difícil por causa das lutas de bastidores. Acho que eles queriam apenas tempo para marketings de lá... Muita política forte e áspera daquele lado (referindo-se a Campo Grande). Competentes.
Resposta do Ministro Gilmar Mendes:
"- Particularmente, nem Campo Grande e nem Cuiabá... Preferia Diamantino (terra natal do Ministro). Risos dos dois.
Portanto, para bom entendedor, uma Bíblia inteira e quatro dicionários representam um pingo... Mesmo sem políticos, a natureza de Cuiabá e MT sempre fez tudo. De chuva que limpa as ruas até publicidade gratuita nas fotos dos satélites da NASA... "

A pergunta que fica é, a que ponto isto é verdade?

Também questiona-se o fato de que até o momento a CBF nada fez para desmentir o relato atribuido ao sobrinho do Ministro Gilmar Mendes.
Recebi mais de setecentos e-mails cobrando o final dessa história, todavia não serei irresponsável ao ponto de expressar opinião sem fazer este ultimo apelo à CBF.
Para melhor embasamento, registro que o blog 24 horas citado é parte integrante da midia de Cuiabá-MT, que o site oficial da campanha cuiabana reportou largamente esta "confissão" de Teixeira.
Como poderemos acreditar nas notas divulgadas pela CBF dando conta de que nada está definido e que a decisão é da FIFA, sob critérios tecnicos, sem a influência da Confederação ?
O ditado conhecido de que, quem cala consente, será muito pior do que mais um desmentido.
Aguardo providencias e envio saudações

.
.
.
.