26 de junho de 2009

RESPONSABILIDADE SOCIAL E SUSTENTABILIDADE

(Da organização)

BAURU SEDIARÁ I FÓRUM EMPRESARIAL DE RESPONSABILIDADE SOCIAL E SUSTENTABILIDADE

Bauru sediará, de 14 a 16 de agosto, por ocasião dos festejos de aniversário da cidade, o seu I Fórum Empresarial de Responsabilidade Social e Sustentabilidade. O evento, organizado pela agência de publicidade MCPP, já conta com a parceria da Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação (FAAC) da UNESP, da Fundação Amaral Carvalho, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), seccional Bauru e do Projeto Redes Sociais do SENAC e pretende inovar em seu formato, propondo o diálogo entre quatro esferas distintas: a sociedade civil organizada, a classe acadêmica, a política, e a empresarial.

A idéia fundamental que norteia o evento é a da gestão participativa, horizontal e sem hierarquias, hoje possível por meio dos usos das Novas Tecnologias da Informação e da Comunicação. Acreditando que o momento é de transição entre um tipo de tecnologia comunicativa da democracia para um tipo de psicologia comunicativa da colaboração, os organizadores do evento, Jorge Luiz Maskalenka e Marta Caputo acreditam ser possível e necessário superar os entraves da burocracia estatal, por exemplo, para horizontalizar o diálogo com seus representantes e até mesmo, envolvê-los em projetos de iniciativa popular, mantendo o necessário comprometimento, desde a identificação de problemas, até o consenso para as soluções dos mesmos.

A mesma metodologia também se aplica à formulação de estratégias de planos de desenvolvimento empresarial sustentável e nas implicações destes com relação à responsabilidade social empresarial. Para além do voluntarismo das empresas e do discurso publicitário e mercadológico, as ações de responsabilidade social corporativa podem e devem, antes, atender às demandas das comunidades onde se inserem.

Para que a teoria seja colocada em prática, o fórum pretende, nos três dias do evento, fomentar a criação de Grupos de Trabalho Integrados, compostos por empresários, acadêmicos, representantes políticos e da sociedade civil organizada, cuja tarefa será a de redigir a Carta Verde de Bauru, estabelecendo-se, por meio desse documento, as metas para o desenvolvimento sustentável do município e da região para a década que se inicia. Os grupos podem ser propostos em formulário específico para esse fim, disponível no web site do evento, cuja URL é www.fers.com.br A única recomendação dos organizadores é que o proponente se empenhe em manter a diversidade do grupo, privilegiando todas as categorias convidadas a participar do evento.

A programação completa do I FERS será publicada nos próximos dias, no web site mencionado. Marta CaputoVice CoordenadoraI Fórum Empresarial de Responsabilidade Social e Sustentabilidade - Bauru 2009www.fers.com.br marta.caputo@fers.com.br (14) 3204-1749 / (14) 3016-5852

Apoio: Planeta VoluntáriosA maior Rede Social de Voluntários e ONGs do Brasil !!!


..