9 de julho de 2009

=CÁCERES-MT PROIBE PESCA DO DOURADO

Elogiável !!

O CODEMA- Conselho Municipal de Meio Ambiente de Cáceres-MT, proíbe a partir de 1º de janeiro de 2010, a captura do Dourado no rio Paraguai, trechos compreendidos no território municipal.

Esta proibição, segundo a Lei aprovada, se estenderá por 03 anos.

Segundo noticia veiculada hoje, a medida poderá contemplar outras espécies “nobres”.

Vejo um ressalva na proposta, pois deveriam ser preservados também os cardumes “forrageiros” para o Dourado, principalmente a Piraputanga, mesmo porque é uma espécie extremamente esportiva, capaz de chamar a atenção para o turismo de pesca esportiva. É a "nossa Truta”.

A Lei recém aprovada também diminui a cota individual para 05 kg e mais um exemplar.
Se é constitucional ou não, esta é uma tendência, um exemplo que devemos adotar para nossos rios sulmatogrossenses.

Também entendo que algumas espécies deveriam ser PERMANENTEMENTE PROTEGIDAS e destinadas apenas ao turismo de pesca esportiva, e não por apenas 03 anos.

Parabéns para o povo e a administração publica de Cáceres-MT.

Poderemos complementar a “cadeia de proteção”, incluindo no mesmo comportamento, Aquidauana, Miranda, Corumbá, Ladário, Jardim, Rochedo, Rio Negro, Coxim, Nioaque, Bodoquena, Anastácio, Rio verde, Porto Murtinho, Bela Vista, Terenos, Dois Irmãos do Buriti, etc.

Em 02 anos, serão constatadas a eficácia da medida e serão encerradas definitivamente a discussões sobre o que seria mais adequado.

Então teremos condições e evidencias para tomar atitudes permanentes sobre o assunto da pesca comercial, dos estoques, do turismo, etc.

Falta apenas coragem e vontade política.



.