25 de janeiro de 2009

= COPA 2014 - A DECISÃO DO PANTANAL

Há uma corrente de pensamento que por um lado suscita preocupações, mas por outro, cristaliza um alerta aos dirigentes da CBF, principalmente no que diz respeito aos critérios que adotarão para definir a sub-sede pantaneira, visando o evento Copa do Mundo de 2014.

A CBF- Confederação Brasileira de Futebol, é uma entidade tecnicamente privada, no entanto tem um caráter fortemente público, mesmo porque seus atos e fatos influenciam a vida e o comportamento, as alegrias e as decepções, a razão e a emoção de milhões de brasileiros.

Como um braço da FIFA, o alcance planetário desta característica pública requer um cuidado muito especial e responsável para com bilhões de cidadãos no mundo.

Assim sendo, podemos inferir a aplicação de premissas inerentes à atuação de entidades públicas:

- Seus atos não podem ter como base decisória, qualquer relação de cunho pessoal ou familiar. Não seria justo e respeitoso para com as pessoas que estão, direta ou indiretamente sob seus auspícios, que interesses particulares sejam postos à frente da coerência, da lógica, da ética, da moralidade e do interesse popular.

Existem argumentos sobre isto, conforme postagem abaixo:

http://www.conjur.com.br/2008-nov-04/atividade_cbf_interesse_publico_tj_rio

Evidentemente que este enfoque nos remete ao fato de que o Presidente da Federação de Futebol do Mato Grosso é compadre do Dr. Ricardo Teixeira, Presidente da CBF.

Não haveria necessidade de colocarmos em pauta esta condição de parentesco ou relacionamento familiar, como queiram, exceto pelo fato de que ela esteja sendo utilizada como um grande trunfo de Cuiabá-MT na campanha contra Campo Grande-MS para sub-sede da Copa do Mundo de 2014.

Se as pessoas e instituições que defendem a Cidade Verde nesta concorrência optaram por relegar a nível secundário o cuidado que deveriam ao bradar este vinculo, bem como ao seu uso inconseqüente, é problema de Cuiabá-MT.

Nós, cidadãos de Mato Grosso do Sul, não podemos admitir tal desvio de conduta, até porque se configuraria numa sub-espécie de nepotismo.

Acreditamos na CBF e FIFA, confiamos na capacidade e visão do Sr. Ricardo Teixeira, temos certeza do descarte deste fator na decisão final.


Mas estaremos de olho !!!